O polipropileno granulado está entre as matérias-primas mais requisitadas por diferentes setores da indústria. Afinal, é um polímero protagonista na fabricação de diversos produtos plásticos moldados, bem como compatível com variados processos de fabricação.
Quer conhecer mais sobre o que é e para que serve esse material? Reunimos abaixo os principais pontos a respeito do assunto. Acompanhe!
Afinal, o que é polipropileno granulado?
O polipropileno ou PP, é um termoplástico (material fácil de ser moldado em altas temperaturas), conhecido pela alta resistência e flexibilidade que oferece. Esse tipo de plástico é formado através da transformação do gás propeno ou propileno em polímeros (macromoléculas obtidas da união de moléculas menores).
Em relação às propriedades do polipropileno granulado, são parecidas com as do plástico polietileno, com o diferencial que o PP possui ponto de fusão maior, além de ser mais rígido e forte. A seguir, veja mais sobre as principais características dessa matéria-prima:
Resistente
O polipropileno granulado dispõe de alta resistência mecânica, ao impacto e à fadiga. Além disso, suporta meios líquidos formados por ácidos e bases. Também é resistente à umidade e eletricidade, funcionando como um bom isolante.
Fácil de ser transformado
Mais uma propriedade vantajosa dessa resina termoplástica, é a facilidade de transformação. Trata-se de uma solução soldável, moldável e com possibilidade de pigmentação. Ou seja, o polipropileno granulado pode ser aplicado com praticidade nos mais variados projetos, além de contar com diversas cores.
Possui diferentes tipos de processamento
Além disso, o processamento dessa resina é feito de diferentes maneiras. Por exemplo, através da técnica de injeção, que consiste no derretimento do material e, posteriormente, aplicação em moldes.
Outra alternativa é a extrusão, um processo termomecânico pelo qual o plástico passa por uma matriz com formato da peça desejada. Há também outras soluções menos populares, como sopro e termoformagem.
Reciclável
Quando o assunto são os produtos fabricados com plástico, a sustentabilidade é uma pauta essencial. Nesse caso, o polipropileno granulado é destaque, já que pode ser reciclado e reaproveitado de maneira eficiente.
Para que serve: conheça os principais tipos de PP e suas aplicações
Agora está na hora de conhecer mais sobre as aplicações de dois tipos de polipropileno granulado: copolímero e homopolímero. Veja só:
Polipropileno granulado copolímero
É uma solução que conta com elevada resistência mecânica e alta flexibilidade. Por isso, é útil para produção de embalagens de indústrias, móveis, brinquedos e outros. Além disso, o conhecido “PP Random” faz parte desse grupo, destacando-se em técnicas de moldes por injeção.
Polipropileno granulado homopolímero
A principal característica desse tipo de polipropileno granulado é a estrutura formada por alta cristalinidade, garantindo maior resistência química e ao calor. Diante disso, é um plástico muito requisitado para confecção de embalagens de alimentos, seringas, dobradiças, peças automotivas e mais.
Saiba qual é a melhor fornecedora de polipropileno granulado
A PetroResinas é uma empresa brasileira, que trabalha há mais de três décadas com polipropileno granulado de alta qualidade, além de uma gama incrível de polímeros plásticos.
Nossa atuação como fornecedora referência no mercado se deve à infraestrutura de ponta, equipe qualificada e testes realizados para garantir excelência aos produtos que dispomos. Além disso, todas as produções são pautadas em ética, qualidade e sustentabilidade. Fale conosco para saber mais.
Quer conhecer outros tipos de resinas plásticas? Continue a leitura no blog PetroResinas!