Com certeza você já deve ter ouvido falar e, claro, deve ter utilizado produtos feitos com resina polietileno. Afinal, esse é um dos plásticos mais requisitados na indústria de embalagens, farmacêutica, têxtil, moveleira, entre outras.
Então, para ajudá-lo a conhecer mais a respeito dessa matéria-prima versátil, reunimos os principais pontos sobre o assunto. Conheça, a seguir, o que é, quais são as aplicações e onde encontrar resina polietileno em São Paulo.
O que é resina polietileno?
O polietileno é uma resina termoplástica, isto é, material facilmente moldado em elevada temperatura. Conta com propriedades como alta resistência e leveza, além de características específicas, conforme as seguintes classificações:
Polietileno de alta densidade (PEAD)
A resina pead é útil para uma ampla gama de aplicações, assim, destaca-se como o tipo de polietileno mais utilizado pela indústria. Isso se deve aos benefícios que o material oferece, entre os quais:
- resistência química e mecânica;
- capacidade de suportar altas temperaturas (até 110 °C em exposição contínua);
- média elasticidade;
- aspecto opaco;
- não tóxico.
Polietileno de baixa densidade (PEBD)
A resina pebd é conhecida por apresentar baixo custo, em comparação a outros tipos de polietileno e plástico. Além disso, proporciona as seguintes vantagens em suas aplicações:
- resistência química e mecânica (porém, menor do que o polietileno de alta densidade);
- excelente elasticidade;
- aspecto cristalino;
- não tóxico.
Polietileno de baixa densidade linear (PEBDL)
A resina polietileno de baixa densidade linear, diferencia-se do material anterior, por contar com maior resistência mecânica, especialmente em temperaturas inferiores a 95 °C. Outro ponto importante, é que a estrutura linear do PEBDL permite a fabricação de filmes plásticos finos e mais cristalinos.
Assim como os tipos de resina polietileno anteriores, o PEBDL conta com boa resistência química e não é tóxico.
Para que serve polietileno
Diante das propriedades e diferenciais de cada resina polietileno, o material é protagonista em várias indústrias. Enumeramos abaixo as principais aplicações, olha só:
1. Resina pead para embalagens plásticas:
Devido à elevada resistência, a resina polietileno alta densidade é muito requisitada no setor de embalagens de produtos químicos, tambores de combustíveis, sacolas de supermercados, entre outros.
2. Resina pead para tubulação:
A resina pead para tubulação é uma alternativa perfeita para facilitar a instalação e aumentar a durabilidade dos projetos para passagem de fluidos, como: água, gás, esgoto, produtos químicos, entre outros.
3. Resina pebd para indústria têxtil:
A resina pebd também ganhou espaço na confecção de roupas, agregando beleza e economia aos mais variados tecidos.
4. Resina pebd para setor de alimentos:
Na área alimentícia, o baixo custo e a alta qualidade da resina polietileno são perfeitos para fabricação de embalagens, principalmente, dos sacos plásticos.
5. Resina pebd para indústria farmacêutica:
Por fim, o pebd serve à indústria farmacêutica, compondo seringas e recipientes de remédios.
Onde comprar resinas termoplásticas de alta resistência?
As resinas termoplásticas de polietileno são a principal escolha das indústrias, por apresentarem resistência mecânica e química, além de flexibilidade. Também são facilmente recicladas, por isso, integram perfeitamente projetos sustentáveis.
Para aproveitar todas as vantagens do material, basta fechar negócio com uma fábrica de resinas em SP, referência no segmento. A PetroResinas oferece o que há de mais completo em resinas termoplásticas, com bom custo-benefício.
Acesse o nosso site e encontre a solução perfeita para o seu negócio!
Gostou deste post? Para ler mais conteúdo como este, continue acompanhando o blog PetroResinas. Até o próximo!