A resina plástica é uma matéria-prima flexível, que pode ser facilmente moldada, além de ter outras propriedades que beneficiam diversos setores industriais. Ou seja, é requisitada em praticamente todas as produções de materiais plásticos.
Para ajudá-lo a conhecer mais sobre o assunto e encontrar a melhor solução para os seus projetos, reunimos a seguir as propriedades e aplicações dos principais tipos de resina plástica. Confira!
Tipos de resina plástica polietileno: destaque em diferentes produções industriais
O polietileno está entre os tipos de resina plástica mais requisitados do mercado. Afinal, são matérias-primas base para fabricação de diversos objetos, entre os quais estão: bombonas, embalagens, garrafas, tubos, brinquedos, máquinas e muito mais.
As resinas de polietileno são dívidas em três grupos principais: alta densidade, baixa densidade e baixa densidade linear. A seguir, reunimos as principais características de cada um deles. Veja só:
Polietileno alta densidade (PEAD)
É uma resina plástica cristalina, resistente e com poucas ramificações. Por isso, oferece as seguintes vantagens:
- suporta alta temperatura (até 120 °C);
- resistente à tração, compressão e impactos;
- resistente a substâncias químicas;
- impermeável;
- boa reciclabilidade.
Polietileno baixa densidade (PEBD)
Mais uma alternativa popular entre os tipos de resina plástica, é o PEBD, conhecido por apresentar muitas ramificações e menor nível de cristalinidade (cerca de 60%). Além disso, dispõem de benefícios, como:
- leveza;
- flexibilidade;
- impermeabilidade;
- tenacidade;
- resistência a óleos, ácidos, álcoois, bases e outros compostos.
Polietileno baixa densidade linear (PEBDL)
O polietileno baixa densidade linear, diferencia-se da resina plástica anterior por contar com menor cristalinidade, porém alta resistência mecânica. Assim como a resina de PEBD, é uma solução que suporta diferentes substâncias química e conta com impermeabilidade.
A facilidade de molde que as resinas de polipropileno oferecem
Os tipos de resina plástica constituídas por polipropileno (PP), possuem resistência mecânica e química, além de serem requisitadas por oferecem boas condições para os processos de moldagem e coloração.
Também é grande aliada das indústrias de alimentos e cosméticos, já que não transfere cheiro ou gosto. A estabilidade elétrica do material, por sua vez, favorece aplicações em eletrônicos. Diante disso, a resina plástica PP é perfeita para confecção de embalagens, tampas, componentes de computadores, seringas e muito mais.
A utilização da resina plástica PET, além das garrafas
O PET ou politereftalato de etileno é utilizado para fabricação de tipos de resina plástica transparentes, leves e brilhantes. Contam com alta resistência mecânica, sendo muito populares na produção de embalagens plásticas, principalmente de garrafas pet.
Mas, engana-se quem pensa que essa resina plástica se restringe ao uso na indústria de bebida, o PET também é essencial para fabricação de tecidos, tubos, chapas, cerdas de vassouras e outros.
Resinas recicladas: uma solução sustentável e vantajosa
Para fechar com chave de ouro, vale ressaltar que todos os tipos de resina plástica citadas anteriormente, são soluções que podem ser recicladas. Isso porque, ao passarem pelos processos de reaproveitamento, não perdem qualidade.
Além de beneficiar o meio ambiente, as resinas recicladas são grandes aliadas de organizações que desejam fortalecer os valores da marca (aproximando consumidores que se preocupam com a sustentabilidade). Também é uma opção econômica, já que esses tipos de resina plástica costumam ser mais baratos.
Agora que você já sabe quais são os principais tipos de resina plástica, ficou fácil investir na melhor solução para o seu negócio, certo? Para fechar um bom negócio, continue em nossa página e conheça a melhor distribuidora de resinas termoplásticas em SP.